Canal sobre o RTOS NuttX

Eu não sei se vocês tem acompanhado os vídeos do Alan sobre o RTOS NuttX. Ele mostra como se iniciar no NuttX, baixando os repositórios e compilando.


O NuttX, que tem foco em microcontroladores de porte médio ou grande, já é  bem útil com pelo menos uns 16kB de RAM e 64 kB de flash. É simplesmente sensacional você ter acesso a um sistema que vai te lembrar muito Linux embarcado, com direito a shell,  dispositivos, montagens, RAM disks, diversos sistemas de arquivos, USB, TCP/IP, frame buffer, entre outras coisas.

Uma hardware de baixo custo que recomendo para iniciar é a placa  com processador STM32F103C8T6 (ARM Cortex M3) que você encontra no Ali por dois dólares:

Você vai precisar de um SWD ou STLINK para debug e programação. O compilador pode ser o GCC, para ARM None EABI. Uma placa discovery F407 também é uma excelente solução, com STLINK integrado.

Os vídeo estão  inglês pois o objetivo do Alan é atingir um público além do Brasil, mas dá pra entender bem. Os comandos usados geralmente estão nos comentários dos vídeos.

Bom final de semana!

Autor: Marcelo Barros

Dispositivos embarcados, Linux, eletrônica, programação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s